sábado, 11 de maio de 2013

Blogagem coletiva_A familia e os impactos tecnologicos.















 Uma brilhante idéia da Norma Emiliano do blog
Pensando em familia. Confiram outras participações no link abaixo.

Vivenciamos a onda da inclusão social nos caminhos da informação, que por certo nos levará a um processo continuo de reflexões sobre sua importância nas comunicações e relações. Logo a família não escapa da onda desenfreada com sua intensidade e velocidade astronômica, que por certo impacta nas relações familiares. Num breve histórico volto ao final da década de 60, onde já se preocupava com o cérebro eletrônico com sua capacidade de gerar facilidades, onde tudo seria programado, preparado, embalado para aplicar em nossas vidas. Lá se preocupava com a fria mudez deste. Como ilustração podemos lembrar uma composição musical da época inspirada pelo cantor compositor Gilberto Gil, de nome O cérebro eletrônico, onde ele afirma:
- O cérebro eletrônico faz tudo, faz quase tudo, mas ele é mudo”.

O avanço tecnológico chega a uma velocidade fantástica de inovações e readaptações, para agraciar os anseios da sociedade em geral seja nos lares, escolas, e setores produtivos. Assim chegamos ao ano 2000 sob o martírio do famoso Bug do Milênio” que reviveria “O dia que Terra parou” como na ficção. O bug poderia causar descontrole em milhares de maquinas no mundo inclusive no sincronismo de geração e transmissão de energia elétrica, bem como causaria sérios transtornos nas informações da rede bancaria. Foi o primeiro impacto temeroso da dependência crescente dos sistemas de informações, onde o ser humano era mero coadjuvante. 

E foi assim, que apaixonamos e envolvemos na entrega aos delírios das facilidades em uso cada vez mais crescente na interação. Para cada momento de nossas vidas percebe-se a presença impactante da informação, que bem direcionam mudanças comportamentais sob os olhos vivos e iluminados da cibernética, substituindo a voz o contato humano. Há uma invasão nos lares e nas relações em todas suas extensões. Passamos a nos comunicar cada vez mais a eletronicamente, plugados na maquina em detrimento do calor humano relegado a segundo planos. 

Hoje membros de uma família na própria residência se comunicam eletronicamente com mensagens via aparelhos portáteis de comunicação ou por seus computadores. Inclusive podemos notar estes aparelhos usados como alertas de inúmeras tarefas do lar, seja para tomar um remédio, despertar, alertar sobre uma panela no fogão ou mesmo alertas de datas natalícias. É um show de comodidades, que cada dia mais seduzem e escravizam as pessoas.

Em meio ao bombardeio de inovações tecnológicas geradoras de facilidades a família perdeu sua blindagem e a célula está em processo continuo de adaptação e ou degeneração de sua mais completa definição e tradução. Minha família não está imune a esta sedução, fazendo parte das redes onde há o reencontro de familiares e amigos perdidos no tempo e distancia. Como em tudo há a banda podre facilmente percebida circulando pelas redes, de pessoas com propósitos claros de infernizar vidas e causar desagregações numa rede de intrigas. Logo se deve buscar o equilíbrio e preservar na família os sentimentos da aproximação e do aconchego, com regras claras de utilização bem como da permissão do acesso das inovações tecnologias e sob de perder o elo como na maquina a presença da “Blue Screen” (tela azul), com sua ação mortífera. Quem já a vivenciou sabe da angustia de ver todo trabalho perdido. E na vida real na maioria das vezes não temos uma ferramenta eficaz, que nos permita recuperar um estrago da relação. Assim a palavra moderação é bem vinda nesta onda de evolução tecnológica.

Toninho.
10/05/2013 


1-Bug do Milênio: Foi um acontecimento que ocorreu no fim do século XX, e passou de um simples problema relacionado à informática para a preocupação de todo o mundo. Bug é uma expressão que significa falha, um erro de lógica na concepção de um determinado software.
2-Tela Azul: Normalmente o aparecimento da Tela Azul indica um erro grave no sistema que pode estar associado a problemas no disco, vírus, memória, ou até mesmo defeitos no equipamento.
3- Cibernética: é uma tentativa de compreender a comunicação e o controle de máquinas, seres vivos e grupos sociais através de analogias com as máquinas eletrônicas.
4- Inclusão Social: Inclusão Social é oferecer aos mais necessitados oportunidades de acesso a bens e serviços, dentro de um sistema que beneficie a todos e não apenas aos mais favorecidos no sistema meritocrático em que vivemos
                             ************************           
Um bom fim de semana a todos pleno de paz e luz.